Corrida do Jegue em Itabi passa a ser Bem de Interesse Cultural

Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei nº 114/2023, de autoria do deputado Neto Batalha (PP), com a finalidade de reconhecer a tradicional Corrida do Jegue em Itabi, como Bem de Interesse Cultural de Sergipe.

A festa, realizada há mais de 40 anos em 2023, é realizada anualmente em setembro e atrai dezenas de turistas que participam da programação a exemplo de cavalgadas, corrida de jegues, de cavalos, de argola, além de vaquejada, competição de motocross, concurso de jegues fantasiados e shows de artistas da terra e nacionais.

O PL aprovado na Alese, tem por finalidade,valorizar a identidade e a Cultura nordestina. Segundo o Parágrafo Único da propositura: “A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe deverá realizar,
anualmente, no mês de setembro, uma sessão especial em alusão a Corrida do Jegue de Itabi”.

Evento

A Corrida de Jegue de Itabi vem acontecendo desde o ano de 1979. Idealizada pelo então prefeito Valdione Sá (in memorian), a festa ficou conhecida nacionalmente após uma matéria veiculada pela TV Record com a repórter Renata Alves. Atrai turistas de todo o país principalmente para prestigiar o concurso de fantasias dos animais de concurso de fantasias e da corrida.

Créditos: Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Rolar para cima