Já com 100 mil casos de covid-19 confirmados durante este ano, 2.805 dos quais no período de sábado, 12, a terça-feira, 15 (ontem), dois infectologistas ouvidos pelo blog analisam a possibilidade de estarmos nos encaminhando para a segunda onda da doença em Sergipe. “Esse aumento do número de casos é um problema visivelmente nacional e, portanto, não se trata de uma exclusividade de Sergipe”, declarou um deles, que pediu o anonimato.
A infectologista Angela Silva, professora da UFS e dirigente do Hospital Universitário de Aracaju, entende que “ainda não temos certeza (da 2ª onda), visto que não houve uma suspensão plena dos casos da primeira onda. Sabemos dessa elevação, mas ainda não dá para afirmar sobre segunda onda. A partir de janeiro isso poderá-se ser confirmado ou não.
Ela ainda afirma: !Lembre-se que o período eleitoral contribuiu para essa elevação e abertura plena, por isso ainda não podemos afirmar segunda onda”.
Chama a atenção também de todos, inclusive do governador Belivaldo Chagas, a grande procura pelos hospitais. Ontem, conforme o Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estavam com 100% de ocupação as UTIs dos hospitais (públicos) de Cirurgia, Nossa Senhora da Conceição, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, (privados) Renascença e Primavera.
Mas vale ressaltar que as médias de ocupações das redes públicas (67%) e privadas (71%) ainda demonstram capacidades para atendimentos. Entretanto podem estar se encaminhando para um colapso, como levantou a suspeita o governador Belivaldo Chagas.