Eleito em julho do ano passado (2020) para o cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe, o professor e fisioterapeuta, Valter Joviniano de Santana Filho, 40 anos, foi nomeado para o comando da instituição de ensino superior nesta quinta-feira, 18, quando o decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Ele deveria substituir o reitor Angelo Roberto Antoinioli, mas o MEC optou por colocar no cargo a interventora federal Liliádia da Silva Oliveira Barreto, que está no cargo desde novembro de 2020. Ex-vice-reitor, o professor Valter Joviniano foi o mais votado pelo Colégio Eleitoral, conforme a legislação em vigor.
Valter Joviniano , que ingressou na UFS como professor efetivo em 2009. O novo reitor possui mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS), informou ao blog que vai ainda na manhã de hoje a reitoria da UFS para definir o ato de posse e manter contato com o MEC.
A sua posse não aconteceu em novembro por causa de denúncia de que o processo de escolha teria sido feito erroneamente. O MPF fez investigação e detectou que a disputa seguiu os trâmites legais. No mês passado, a investigação sobre a eleição foi arquivada pela Procuradoria Geral da República, que acolheu os argumentos do Ministério Público Federal em Sergipe de que não houve irregularidades.