Hoje, 9 de junho, é o Dia Mundial da Imunização. Esta é uma das maiores atuações médicas da história da humanidade e que tem resultado na maior diminuição de doenças em todos os países do mundo. Segundo o pediatra Ricardo Gurgel, “nada deve impedir que todos sejamos protegidos pelas vacinas.
“Os serviços de saúde estão prontos para administra-las com segurança. Por isso levem seus filhos para vacinar no tempo certo, para que eles fiquem protegidos. Um cartão vacinal atualizado é garantia de melhor saúde para todos”, comentou Gurgel.
Ele lembrou que ainda bem que temos as principais vacinas de forma gratuita e segura. “Vamos todos vacinar e manter essas doenças evitáveis longe de nós. Bom Dia Mundial da Imunização a todos!”, comentou.
É bom saber
– Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2018 quase 20 milhões de crianças de todo o mundo não receberam vacinas que evitam, doenças fatais.
– O sarampo, que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil e chegou a ser erradicado no país em 2016, voltou com força total.
– Só em 2019 foram mais de 18 mil casos no Brasil e os números podem subir durante a pandemia.
-Em 2020, estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná vivem o surto da doença.– Doenças evitáveis e preveníveis com a vacina, a exemplo da coqueluche, estão cada vez mais comuns.