É preciso descoronizar – Coluna Primeira Mão

Vamos às urnas?

Tem político apostando na possibilidade da não realização de eleições diretas este ano. Aí, os atuais mandatos municipais seriam prorrogados. Tudo por causa do coronavírus. Mas as pessoas mais lúcidas e verdadeiramente democráticas descartam essa hipótese e defendem diretas sempre.

Eleições 2020

As eleições municipais de 2020 serão afetadas pela pandemia do coronavírus. Haverá algo como um julgamento do desempenho dos prefeitos e do governador em relação ao trabalho para salvar vidas. Prefeito negligente e preguiçoso poderá não ser reeleito ou seus candidatos a vereador não receber votos. Isso parece que favorecerá quem hoje está na oposição ou quem esteja fora e queira se candidatar.

Silêncio geral

Todos aqueles prováveis candidatos a prefeito de Aracaju calaram. Parece que o discurso eleitoreiro ficou fora de moda depois dessa pandemia.

No lugar errado

Paulo Guedes é a pessoa mais inadequada para conduzir o Ministério da Economia neste momento de gravíssima crise sanitária. O problema é que ele trabalha com o dogmatismo econômico neoliberal “O mercado resolve tudo”. Veja, leitor, o problema que causou ao não congelar o preço de gel com álcool e máscaras. Resultado: existe um desabastecimento desses produtos em Aracaju. Diferentemente do Brasil, a Argentina mandou congelar os preços desses produtos como uma das primeiras medidas de prevenção e combate ao coronavírus.

Bolsonaristas da UFS

Na eleição para a Reitoria da UFS deste ano, as candidaturas bolsonaristas mergulharam num egocentrismo que dá pena. O mundo, e tudo mais, gira em torno delas. Um outro elemento é o fanatismo religioso e o vitimismo. Chegou ao conhecimento dessa coluna que essas pessoas e alguns de seus poucos assessores fizeram um curso intensivo de Olavo de Carvalho pela internet. 

É preciso descoronizar

O noticiário na mídia mundial é o coronavírus. Cansa. Mas é necessário. No Brasil, os noticiários não têm outros assuntos. Descoronizar é preciso, usar outros variados temas para que o povo possa relaxar um pouco.

Ainda é cedo

Vamos falar sobre os festejos juninos 2020. Teremos ou não teremos grandes noitadas de São João e São Pedro em Sergipe, especialmente em Aracaju?

Pedido de Gustinho

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a liberação imediata de R$ 8 bilhões em emendas parlamentares para a área da Saúde de Estados e Municípios. Bolsonaro atendeu pedido feito pelo deputado federal sergipano Gustinho Ribeiro (SD), que encaminhou ofício ao presidente na terça-feira, 17, solicitando a liberação das emendas em virtude do avanço do coronavírus no Brasil.  

Papel de destaque

Caberá ao Ministério Público estadual e federal, se os seus membros assim o quiserem, um papel de destaque na organização das pessoas e das instituições para o enfrentamento dessa crise causada pelo coronavírus. 

Crise sanitária

Tem muita gente das classes populares que ainda não compreenderam que essa crise sanitária provocada pelo coronavírus é coisa grave. Infelizmente só cairão na real tarde demais.

Coisa ruim

Outra pandemia que atacou fortemente a Europa foi a “peste negra”, nos séculos XIV e XV. Não alcançou o Brasil, claro, mas deixou no vocabulário nordestino a palavra “peste” para designar coisa ruim.

Gripe espanhola

Uma pandemia de vírus que atingiu o Brasil foi a “gripe espanhola”, ocorrida entre 1918 e 1920. Esse vírus “influenza” matou muita gente na Europa, nas Américas, mas não teve nem um pouco a abrangência desse coronavírus. Rodrigues Alves, presidente do Brasil reeleito, não pôde assumir e cumprir o seu segundo mandato. 

Cuidado, passageiros!

Esta coluna aconselha as pessoas que tomam ônibus para ir trabalhar a tomar o máximo de cuidado com o Covid-19, na ida e na volta do local de trabalho. Seria importante que os empresários do setor de transporte colocassem mais ônibus nos horários de rush. É nesses momentos que os ônibus se transformam em verdadeiras “latas de sardinha”.

Feira fedorenta

Há reclamações sobre as condições de funcionamento da Feira do Augusto Franco.  Na quarta-feira passada, muita sujeira, poucos banheiros químicos e um tremendo mau cheiro de urina. É por isso que as pessoas que moram nas proximidades reclamam muito. 

Dois decretos e um mesmo alvo

O governador Belivaldo Chagas assinou e divulgou na tarde desta sexta-feira decreto determinando o fechamento dos shoppings centers neste sábado. Na manhã do mesmo dia 20, portanto, antes de Chagas, o prefeito Edvaldo Nogueira tinha assinado e divulgado o seu decreto determinando o fechamento no domingo. E agora? Tudo isso por causa do coronavírus.

Quantos casos?

Quantos são mesmo os casos de coronavírus em Sergipe? Apenas sete? Há gente da área suspeitando que são mais que os divulgados.

Rolar para cima