Eleições do SINTESE 2025 acontecem no final do mês de março

Entre os dias 24 e 28 de março de 2025 acontecem as eleições do SINTESE. As inscrições de chapa começaram no dia 31 de janeiro e vão até o dia 10 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em nossa sede Central, em Aracaju, ou nas subsedes regionais, sendo que no último dia, 10 de fevereiro, o horário se encerra às 16 horas. Os pedidos de registro de chapas para disputar o pleito devem ser requeridos junto às respectivas Comissões Eleitorais Estadual e Regionais.

As candidatas e candidatos inscritos nas chapas, que disputarão o pleito eleitoral, devem estar filiados ao SINTESE por no mínimo 6 meses antes da data das eleições.

Serão eleitos no processo a direção executiva do SINTESE, conselho fiscal e as direções regionais de nossas sete subsedes: Agreste, Alto Sertão, Baixo São Francisco I, Baixo São Francisco II, Centro-Sul, Vale do Cotinguiba e Sul. A chapa eleita ficará 4 anos à frente da direção do SINTESE.

Estão aptos a votar professoras e professores, da ativa e aposentados, filiados ao SINTESE, pelo menos 3 meses antes das eleições; quites com as contribuições sindicais, até 30 dias antes das eleições e em gozo dos direitos sociais conferidos no Estatuto do SINTESE.

Os votos serão recolhidos em urnas fixas e itinerantes, as quais coletarão os votos nos locais de trabalho de nossos filiados. Os votos das aposentadas e aposentados serão recolhidos na urna fixa na sede central do SINTESE e em urnas itinerantes em suas residências, no horário das 8h às 18h, na capital e no interior.

No dia 28 de março de 2025, último dia das Eleições, todo o processo da coleta de votos, será encerrado às 16 horas.

O Regimento Eleitoral foi aprovado pela categoria em assembleia unificada, que aconteceu no último dia 30 de janeiro.

Além de fazer o registro das Chapas, a comissão eleitoral estadual e sete comissões regionais são responsáveis por garantir a lisura e a segurança do processo eleitoral.

É ainda de responsabilidade da Comissão Eleitoral Estadual definir os locais das urnas fixas, o roteiro das urnas itinerantes e promover sua ampla divulgação entre os nossos filiados com relação à eleição da direção executiva estadual, do conselho fiscal do SINTESE e das direções executivas regionais.

A presidenta da Comissão Eleitoral, a professora aposentada Nelly Rose Filho, enfatiza sobre o papel e a importância da comissão eleitora na garantia transparência e fala sobre a importância de participação no processo eleitoral.

“A Comissão eleitoral assegura que todo o processo ocorra de forma ilibada, segura e que nossos filiados possam participar amplamente do processo eleitoral. É importante que todos as professoras e professores, filiados ao SINTESE, da ativa e aposentados, busquem participar das eleições, pois é fundamental que a nossa categoria eleja aquelas e aquelas que conduzirão o SINTESE por mais 4 anos. Participar das a eleições é, sem dúvidas, garantir o fortalecimento da luta do magistério público de Sergipe. Contamos com você”, convoca a professora Nelly.

Fonte: SINTESE

Rolar para cima