Em 2020, número de divórcios caiu mais de 35% em Sergipe

Em 2020, Sergipe registrou 1.554 divórcios, o menor número em termos gerais em relação a 07 anos (tendo como referência o ano de 2014). Esse número é 36,3% menor em relação a 2019 (2.440 divórcios).

O maior número de separações veio de Aracaju (611), Nossa Senhora do Socorro (125) e Itabaiana (97). Por sexo, existe a incidência de homens na idade 35 a 39 anos, assim como de 40 a 44 anos (16,8% respectivamente). Entre as mulheres, a idade predominante de divórcios foi de 35 a 39 anos, com 18,2%.

Com isso, a idade média de separação entre homens é de 43,4 anos e entre mulheres, de 40,2 anos.

O número de casamentos em 2020 foi de 4.604.

Nota técnica em relação à pesquisa

A pesquisa Estatísticas do Registro Civil, desde 1974, realiza a coleta dos registros de nascidos vivos, casamentos, óbitos e óbitos fetais efetuados nos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais. Desde 1984, coleta, também, os divórcios judiciais declarados pelas Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis; e, a partir de 2007, a coleta foi estendida aos divórcios extrajudiciais realizados pelos Tabelionatos de Notas. Excepcionalmente, as informações de divórcios judiciais e divórcios extrajudiciais não foram divulgadas no dia 18 de novembro de 2021, junto à publicação da 47ªedição da pesquisa, relativa ao ano de 2020.

No que se refere à coleta dos dados de divórcios judiciais, o IBGE rotineiramente encontra algumas dificuldades para obtenção dos respectivos dados. Frequentemente, as dificuldades de coleta precisam ser contornadas a partir de diálogo entre as Unidades estaduais do IBGE e a Corregedoria Geral da Justiça dos Estados, seguido por ofícios protocolados pelo IBGE junto aos Tribunais de Justiça estaduais, para a realização da coleta dos dados da Pesquisa do Registro Civil.

Tais dificuldades ocorrem por alegações diversas, mas principalmente em virtude do processo de informatização das Comarcas judiciais, e a implementação gradual do Processo Judicial Eletrônico (Pje), desde 20131. Adicionalmente, as atividades presenciais nas Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis também foram suspensas durante o ano de 2020. Ante o exposto, mediante as incertezas trazidas pela pandemia e as dificuldades na coleta de dados de divórcios que vêm ocorrendo nas Varas de Família, Foros e Varas Cíveis, o IBGE alerta que comparações temporais devem ser realizadas com cuidado, considerando a possível subenumeração dos dados apresentados em algumas Unidades da Federação, decorrentes das discrepâncias nas informações de divórcios judiciais que podem ter ocorrido como consequência da dificuldade de coleta desses dados, principalmente nas Varas judiciais localizadas nos Municípios das Capitais.

Unidade Estadual do IBGE em Sergipe

Rolar para cima