Em Aracaju, inflação reduz pela terceira vez no ano

Em Aracaju, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) reduziu pela terceira vez no ano, chegando a -0,12% no mês de setembro. O índice registrado no Brasil também apresentou redução de 0,29%.

Em todas as capitais investigadas, o IPCA foi negativo, ou seja, houve uma redução dos preços. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (11) pelo IBGE.

Apesar disso, o índice acumulado no ano em Aracaju ainda segue em aumento de 4,6% e a variação acumulada em 12 meses registrou 7,75%.

Em termos de redução dos preços, o destaque vai para o grupo de Alimentação e bebidas, que reduziu em 0,23%. Isso se deu pela queda dos preços do tomate (-16,03%), cenoura (-10,79%) e leite longa vida (-4,43%).

“O leite vinha subindo muito nos últimos 12 meses, especialmente em 2022, por conta do período de entressafra, a partir de março e abril, mas também por causa da guerra da Ucrânia, que aumentou muito o preço dos insumos agrícolas. Agora, com o final do período de entressafra e a volta das chuvas, aumentou a oferta do produto no mercado, o que gerou uma queda nos preços.” 

O grupo de Transportes (-1,43%) também segue com redução. O principal destaque segue sendo a redução dos preços da gasolina (-7,59%) e dos combustíveis (-7,48%).

“Os combustíveis e, principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA. Em julho, o efeito foi maior por conta da fixação da alíquota máxima de ICMS, mas, além disso, temos observado reduções no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras, o que tem contribuído para a continuidade da queda dos preços”, explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Por outro lado, houve aumento no preços da passagem aérea (11,89%). Ainda, houve aceleração de alguns grupos, como vestuário (1,12%), saúde e cuidados pessoais (0,74%), despesas pessoais (0,69%) e Habitação(0,48%). Essa alta no grupo da Habitação ocorreu pelo fato da energia elétrica, que voltou a subir.

INPC registra -0,10% em Aracaju

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do mês de setembro e 2022 apresentou uma redução de -0,10%. A variação acumulada em 12 meses chegou a 8,14%. O INPC no Brasil foi de -0,32%.

Fonte: Unidade Estadual do IBGE em Sergipe

Rolar para cima