Em Sergipe, 294 eleitores indígenas votarão em 2020

O Povoado Ilha de São Pedro, do município de Porto da Folha, é uma comunidade indígena da tribo Xocó

Cumprindo seu papel constitucional de garantir que todos os cidadãos brasileiros possam exercer o direito de escolha de seus representantes, a Justiça Eleitoral de Sergipe disponibiliza estrutura e pessoal para que os 294 eleitores índios do Povoado Ilha de São Pedro possam votar.

A centésima trigésima terceira (133ª) seção eleitoral funcionará na Escola Estadual Indígena Dom José Brandão de Castro, no município de Porto da Folha. A 18ª Zona Eleitoral (ZE), que possui jurisdição sobre os municípios de Porto da Folha e Monte Alegre, é a responsável por organizar os trabalhos

Segundo o chefe de cartório da 18ª ZE, Romário Gomes Santos, a seção eleitoral fica há aproximadamente 50km de distância da cidade. “Quando chove muito é necessário utilizar um barco para atravessar o Rio que cerca a localidade, porém nos últimos anos o tempo tem nos ajudado e o acesso tem sido feito por terra”, disse o servidor.

Os mesários que atuarão na seção são os índios da própria comunidade e segundo o Cartório eleitoral, são escolhidos pela experiência em pleitos passados e pela voluntariedade em trabalhar nas eleições. A juíza Fabiana Oliveira Bastos de Castro é a autoridade responsável por conduzir os trabalhos na região.

Rolar para cima