Foram 7.905 ligações no ano passado, contra 6.627 em 2023. Denúncias também cresceram, de 1.018 em 2023 para 1.172 em 2024, acréscimo de 15%
Dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 totalizou, em 2024, 7.905 atendimentos registrados em Sergipe, um aumento de 19,28% em relação ao ano anterior, quando 6.627 foram computados. No ano passado, em Sergipe, houve aumento de 15,13% no número de denúncias, passando de 1.018 em 2023 para 1.172 em 2024. Desse total, 1.092 foram recebidas por telefone e 64 por WhatsApp.
Entre as denúncias no ano passado, 725 foram apresentadas pela própria vítima, enquanto 447 foram por terceiros. A casa da vítima ainda é o cenário onde mais situações de violência são registradas: 474 denúncias tinham este contexto. A residência compartilhada por vítima e suspeito também é local de grande parte das denúncias em Sergipe, com 397 casos.
Os dados apontam que há mulheres que vivenciam diariamente as situações de violências. No estado, a frequência diária foi relatada em 540 atendimentos, enquanto 214 disseram que as agressões ocorrem ocasionalmente. São as mulheres pretas e pardas as vítimas mais frequentes (816) e são os companheiros(as) – ou ex-companheiros(as) – aqueles que mais cometem atos violentos (322).
Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o aumento significativo no número de atendimentos realizados pela central reflete a maior confiança da população brasileira, em especial das mulheres, no Ligue 180, que vem recebendo uma série de melhorias desde 2023, com a reestruturação prevista na retomada do Programa Mulher Viver sem Violência (Decreto nº 11.431/2023).
“Temos investido na capacitação das profissionais que realizam o atendimento e o acolhimento das mulheres, tanto para a informação sobre direitos e serviços da rede, como para o correto tratamento e encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, aumentando a confiança no canal. Além disso, temos intensificado as campanhas para ampliar a divulgação do Ligue 180, inclusive o atendimento no WhatsApp”, explica a ministra.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República