Não existe uma rede de proteção social completa, e confiável, sem esportes. A declaração é do radialista e jornalista Ivaldo José, candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju. Com duas passagens pelo parlamento municipal, Ivaldo afirma que a área de esportes terá novamente sua atenção. “Reconheço que a educação é importante, que equipamentos de lazer levam cidadania aos bairros mais carentes, mas o esporte é transformador, tem resultados impactantes entre crianças e adolescentes”, observa.
A inclusão pela prática de esportes, detalha Ivaldo José, não pode ser apenas a construção de um campo de futebol ou e de uma quadra na periferia, precisa ser uma política pública permanente que envolva todas as ferramentas que o município possui. “O poder público precisa oferecer toda a estrutura necessária para que a prática de esportes seja inclusiva. Isso pede a participação da Educação, Saúde, da Cultura, de todos”, argumenta o candidato.
Lei aprovada
Numa de suas passagens pela Câmara Municipal Ivaldo José teve aprovado projeto de lei de incentivo ao esporte, que permitiu a criação do programa Bolsa Atleta em Araaju. A medida foi copiada por várias administrações municipais. O Prêmio Craque do Ano, também de autoria do candidato do PSL, foi outra iniciativa reconhecida na área de esportes.
Na Câmara, Ivaldo José pretende apresentar propostas que possam beneficiar aos aracajuanos de forma coletiva. “Continuarei defendendo um trânsito melhor para Aracaju com passarelas para pedestres e corredores específicos para transporte escolar, táxi e ônibus. Cobrarei do poder executivo mais creches, com períodos integrais para atender as mães de baixa renda, que precisam trabalhar. Será de novo um gabinete aberto para as pessoas”, observa.