Evento comemora Centenário Maria Théthis Nunes

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) iniciou, nesta segunda-feira, 16, as comemorações do Centenário de Maria Théthis Nunes. O evento é realizado em parceria com a Academia Sergipana de Letras e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

Maria Thétis Nunes trabalhou como professora e pesquisadora durante 64 anos. Ela publicou mais de dez livros, além de artigos e ensaios em revistas científicas e ocupou a cadeira de número 39 da Academia Sergipana de Letras.

O assessor especial da Mesa Diretora da Alese, Jorge Carvalho, lembrou a importância desta professora e destacou a necessidade de relembrar esta história para que todos saibam mais sobre a cultura do estado.

“Os estudantes e os professores precisam conhecer esta história. Esse conhecimento fica muitas vezes restrito a quem é da área de história, mas pela importância dela, é necessário falar sobre. Ela foi membro do conselho estadual de educação e de cultura, ou seja, é uma mulher que, com toda certeza, é o mais importante do intelectual de Sergipe no século XX”, afirmou.

O diretor de comunicação da Alese, Irineu Fontes, conhece esta história, principalmente por ter participado da vida da professora. Ele contou que frequentou a casa de Maria Thétis e sabe da necessidade de deixar esta mulher sempre viva.

“Eu a conheço desde criança e ela é muito importante. A Assembleia vem fazendo esse reconhecimento e homenageando pessoas importantes como a professora. É importante para a memória de Sergipe, já que o brasileiro tem a memória muito curta e a gente precisa manter essa memória viva para fazer o nosso presente e construir o futuro dessa nação”, declarou.

O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, relembrou o período em que ela trabalhou como diretora do Colégio Atheneu, ainda quando a escola estava iniciando os serviços.

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Rolar para cima