No próximo dia 17 de março, a Fundação Projeto Tamar, que tem o patrocínio oficial da Petrobras, apresentará em seu canal do Youtube o evento “Madrugada Iluminada Sergipe”, que reúne música, cultura, história e conhecimento. A primeira edição do evento foi realizada em uma Live no dia 05 de Fevereiro na Praia do Forte, Bahia.
Em Sergipe, as apresentações musicais foram gravadas no início do mês de fevereiro no Espaço Cultural do Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar em Aracaju/SE, contando com a participação de músicos sergipanos como Sergival, Julico (The Baggios) e a dupla Maria Milena, para contar um pouco dessa história. O evento também traz uma entrevista com Cesar Coelho, coordenador de sustentabilidade da Fundação, que conta toda a história de criação do Projeto Tamar e das ações desenvolvidas.
Para celebrar os 44 anos da noite onde foram salvas as primeiras tartarugas marinhas, que foi tão importante para a conservação da vida marinha e que viria a ser o embrião do Projeto Tamar, Guy Marcovaldi (fundador do projeto), compôs a música 05 de Fevereiro, que será interpretada pelo músico, compositor e cordelista Sergival.
A gravação do “Madrugada Iluminada Sergipe” respeitou todas os protocolos de prevenção ao Covid-19. A transmissão irá ocorrer no canal da Fundação Projeto TAMAR no YouTube, no dia 17 de Março às 16 horas, quando o público poderá interagir com um pesquisador do Tamar.
Como tudo começou
Poucas pessoas sabem, mas antes do Projeto TAMAR nascer, o propósito de salvamento de tartarugas rendeu aventuras desafiadoras e conquistas valiosas, como a criação da Reserva Biológica do Atol das Rocas em 1979. Tudo teve início a partir da dedicação e espírito aventureiro de um grupo liderado por estudantes universitários de Oceanologia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, que, tendo como destino o Atol das Rocas, fizeram uma expedição, no verão de 1977, para coleta de moluscos com fins de coleção científica, com apoio do Museu Oceanográfico da Universidade.
Em 2021, a Fundação Projeto Tamar completa 42 anos, com bases de pesquisa e atuação em sete estados brasileiros (PE, RN, SE, BA, ES, SP , SC) e um total de seis Centros de Visitantes, sendo eles o de Fernando de Noronha (PE), Oceanário de Aracaju (SE), Praia do Forte (BA), Vitória (ES), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), além do espaço Casa do Projeto TAMAR no Beto Carreiro World (Penha/SC).
Sobre a Fundação Projeto Tamar
O Projeto Tamar começou a proteger as tartarugas marinhas no Brasil em 1980. A Fundação Projeto Tamar executa a maior parte das ações descritas no Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas (PAN). A Petrobras é a patrocinadora oficial da Fundação Projeto Tamar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Carettacaretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).
O projeto protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 22 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.
Fonte e foto: Ascom/Projeto Tamar