Inaugurada a revitalização da Praça Fausto Cardoso em Divina Pastora

Nesta terça-feira, 10, os moradores de Divina Pastora, no leste sergipano, foram contemplados com a reforma da Praça Fausto Cardoso, importante espaço histórico e cultural para o município. O governador de Seripe, Fábio Mitidieri, esteve presente na inauguração, enfatizando a relevância da obra de revitalização para a localidade, onde se encontra a Igreja Matriz de Divina Pastora, ponto de encontro da tradicional peregrinação religiosa.

A obra foi realizada pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), representando um investimento total de R$ 1.343.867,50. Além da praça, também foram feitas adequações das calçadas ao redor. Essa intervenção abrangeu uma área de quase seis mil metros quadrados, proporcionando uma renovação notável a este local tão especial para os divina-pastorenses. O projeto de requalificação da Praça Fausto Cardoso foi pensado pela Projetar.SE, núcleo vinculado ao Instituto Banese para auxiliar as prefeituras dos municípios sergipanos na elaboração de projetos para obras públicas.

Para o governador, a reinauguração da Praça Fausto Cardoso é mais do que uma simples renovação urbana; é uma celebração da história, cultura e espiritualidade que moldam a identidade de Divina Pastora, uma cidade acolhedora e que preserva a sua rica herança. “Com essa inauguração, reafirmamos nosso compromisso com a preservação do passado e o cuidado com o presente, criando um legado para as gerações futuras desfrutarem”, disse Fábio. Ele também enfatizou a relevância da praça para a 65ª Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Divina Pastora, que acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro.

“Esta praça é uma referência, um espaço moderno e encantador que oferece conforto. Após o encerramento da peregrinação, todos continuarão a explorar e desfrutar deste espaço notável, pois os habitantes de Divina Pastora merecem isso e muito mais. Assumimos e honramos o compromisso de continuar a construir uma cidade que encha de orgulho sua população, destacando sua rica herança cultural, como a renda irlandesa. Estamos dedicados a trabalhar em benefício de todos, criando um novo capítulo que traga oportunidades, empregos, renda e educação, contribuindo para o progresso de Sergipe e da sociedade sergipana como um todo. Agradecemos profundamente pela confiança em nosso trabalho, e saibam que estamos apenas no começo desta jornada. Divina Pastora ocupa um lugar especial em nosso governo e em nossos corações”, acrescentou Mitidieri.

Na ocasião, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, expressou sua gratidão ao governador, à prefeita Clara Rollemberg, pelo apoio fundamental na realização da obra, além do empenho da equipe da Sedurbi. “Quero destacar o compromisso do governador Fábio em atender às necessidades da população e do Executivo Municipal de Divina Pastora. Esta praça será frequentada por muitos fiéis durante a Romaria, uma festa de grande importância para nossa economia e turismo local”, apontou Luiz Roberto, citando os cinco mil metros de pavimentação asfáltica que estão sendo realizados no Povoado Bomfim.

Valor histórico e religioso

A Praça Fausto Cardoso possui um significado profundo para a cidade, pois serve como acesso ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A reforma da praça foi executada com a máxima consideração à preservação deste bem histórico e, ao mesmo tempo, oferece um ambiente acolhedor para moradores, visitantes e peregrinos.

A prefeita de Divina Pastora, Clara Rollemberg, destacou a importância deste dia especial e expressou sua gratidão em nome de todos os cidadãos, peregrinos e moradores da cidade, agradecendo ao Governo do Estado, representado pelo governador Fábio. “O resultado desta obra é um reflexo da essência, cultura e sergipanidade da comunidade, uma vez que a praça simboliza um local de fé, milagres e também é palco da tradicional renda irlandesa”, pontuou.

Projeto

O conceito do projeto destaca a igreja, monumento religioso, como um marco central do lugar, proporcionando um espaço de contemplação para os que a visitam. Além disso, a reforma busca manter a tradicional forma de socialização da comunidade local, enquanto introduz espaços lúdicos que refletem a contemporaneidade.

A coordenadora do Projetar-SE, Shirley Dantas, explicou que Divina Pastora foi uma das primeiras localidades a ter o seu projeto executado. “O objetivo principal desse projeto era criar uma área mais acolhedora para receber os peregrinos e, ao mesmo tempo, proporcionar sombra e espaços de convívio para os moradores locais. Assim, buscamos conciliar esses dois propósitos, de modo que, nos períodos sem eventos religiosos, a comunidade pudesse desfrutar desse espaço para lazer, encontros e diversão”, indicou.

Renda Irlandesa

Um elemento notável deste projeto é a homenagem prestada a outro patrimônio do estado de Sergipe: a renda irlandesa. A trama delicada e rebuscada da renda foi habilmente reproduzida nos sombreiros espalhados pela praça, criando pontos de descanso para os peregrinos e adicionando um toque de beleza e cultura à área revitalizada.

“Incorporamos o patrimônio material da região, que é a renda irlandesa, na praça, o que se concretizou com a instalação dos sombreiros ornamentados com desenhos da renda, projetando sombras no chão e valorizando as rendeiras locais, que agora veem seu legado representado neste espaço tão significativo”, completou Shirley Dantas, coordenadora do Projetar.SE.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, essa é mais uma demonstração de que a gestão estadual tem se preocupado em valorizar a renda irlandesa, que será exportada. “A cidade de Divina Pastora guarda a tradição da renda irlandesa. Em breve, exportaremos nossa produção para seis países. Nós já estamos nas tratativas e construindo um catálogo da renda irlandesa que vai valorizar ainda mais essa arte, cultura e, acima de tudo, gerar oportunidade de emprego e renda para a população do município”, apontou.

Reforma aprovada

A reforma também foi aprovada pelos moradores do município, a exemplo de Sônia Ferreira, que nasceu em Aracaju, mas vive em Divina Pastora há dez anos. Para ela, além de ter ficado “linda”, a praça também valoriza a beleza da renda irlandesa. “Aqui será muito frequentado e vai ajudar muito durante as festas religiosas”, considerou

Outra moradora do município que aprovou a revitalização da praça foi a rendeira Raquel Dias, que faz parte da Associação de Rendeiras (Apric). “Eu achei bem bonita. O pessoal que vem da romaria terá bastante espaço. Ficou ótimo para os peregrinos e para as festas que acontecem, porque tem espaço, e agora com a renda irlandesa enfeitando. Gostei”, contou.

Presenças

Também estavam presentes na solenidade o secretário de Estado da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo, o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade, vereadores da região e demais autoridades.

Fonte: ASN
Foto: Arthur Soares

Rolar para cima