Sergipe recebeu nos últimos dias lotes de vacinas contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca e também Coronavac. Somando os lotes das duas vacinas que chegaram, o Estado já recebeu, até o momento, 76.160 doses.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é válido frisar para o público que quem tomou o imunizante da Coronavac na primeira etapa não pode tomar a segunda dose da AstraZeneca, por isso deve receber apenas a segunda de acordo com a primeira.
O diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, reforça que cada vacina só tem imunidade comprovada quando se repete a dose do mesmo laboratório. Ou seja, quem tomou um tipo só pode tomar da mesma a segunda dose.
“O tempo entre as doses é diferenciado. Quem tomou da Coronavac com três semanas toma outra dose dela. Quem tomou da AstraZeneca vai tomar uma primeira dose e a outra com até 12 semanas, são vacinas diferentes e só têm imunidade comprovada tomando de acordo com o que o fabricante indica”, reforçou.
Estratégia
Nesta primeira fase de vacinação, a SES pretende imunizar 23.272 pessoas, em duas doses. Estão nesta faixa prioritária os profissionais de saúde (22.760), idosos de 60 anos ou mais institucionalizados (240), pessoas com deficiência institucionalizadas (22) e indígenas aldeados (250).
Dentre os profissionais de saúde prioritários nesta primeira etapa estão as equipes de vacinação, trabalhadores das instituições de longa permanência e trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados que estão envolvidos no atendimento à Covid-19.
Fonte: Jornal da Cidade
Foto: André Moreira