Consumidores, que pararam para abastecer em postos de combustíveis na manhã desta quinta-feira, 16, receberam orientações dos fiscais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) sobre seus direitos, cuidados e deveres no ato de abastecimento do seu veículo.
A ação, que faz parte da Semana do Consumidor, teve como objetivo mostrar aos motoristas que é possível identificar erros de medição nas bombas de combustível. O ITPS, que é órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), também verificou se os postos estão de acordo com as normas determinadas pelo Inmetro, e se possuem irregularidades que causem prejuízos ao consumidor ou ao próprio estabelecimento.
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, participou da ação nos postos de gasolina, onde fez demonstrações de como identificar se há lacre e selos do Inmetro nas bombas. “Os clientes devem observar a presença ou não de vazamentos, se há etiquetas do Inmetro, as condições da mangueira, do painel, enfim dos itens utilizados para abastecer e que, se estiverem irregulares, podem comprometer o abastecimento”, detalha.
Surpreso, o administrador Valter Casimiro Filho, disse não saber como eram feitas essas observações e elogiou a iniciativa. “Essa é uma ação muito importante para que nós, consumidores, possamos saber quais são os nossos direitos e as obrigações do prestador de serviço”, explicou.
Já o músico Gabriel dos Santos reconheceu que, mesmo sabendo da possibilidade de haver irregularidades em alguns locais, nunca observou se existiam bombas com ou sem lacres. Agora, o músico considera as orientações importantes para evitar futuros prejuízos. “O consumidor precisa sempre estar atento a todos os procedimentos que são passados pelo ITPS e às normas do Inmetro. Eu, enquanto consumidor, gostei bastante das orientações que recebi, não sabia de algumas coisas e agora aprendi sobre como não ser lesado”, disse.
Chefe de pista de um posto de combustível de Aracaju, José Messias reconhece que a fiscalização é benéfica para o estabelecimento. “Essa fiscalização resolve todas as desconfianças em relação à qualidade do combustível solicitado pelo cliente. Então, para que não haja dúvidas, essa ação é muito importante tanto para o posto, quanto para os consumidores”, reconhece.
Denúncias
Para fazer uma denúncia junto ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3179-8055, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site www.itps.se.gov.br e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.
A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.
Fonte: ASN
Foto: Gabriel Ribeiro/ITPS