O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), recebeu a visita do comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, capitão de fragata Luciano Maciel, e os dois deram início ao diálogo para uma
parceria em torno de questões que envolvem as águas sergipanas.
Jeferson Andrade, que assumiu a presidência da Alese em fevereiro passado, recebeu votos de boa sorte de Luciano Maciel e prometeu visitar em breve a Capitania dos Portos para conhecer em detalhes os projetos da Marinha para Sergipe.
Na Alese, eles conversaram sobre “Águas de Sergipe”, projeto tocado pelo governo do Estado, com recursos do Banco Mundial, para fazer a gestão integrada dos recursos hídricos e do meio ambiente na bacia hidrográfica do rio Sergipe.
Assunto muito oportuno, na opinião de Jeferson Andrade, já que estamos na Década das Nações Unidas de Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável.
“A colaboração entre a Assembleia e a Marinha é importante para
Sergipe se adequar aos princípios da Década dos Oceanos, estabelecidos pela ONU”, disse o deputado Jeferson Andrade, acrescentando que “a Alese está à disposição para examinar ideias, debater, propor e aprovar projetos que possam contribuir para a saúde dos rios e dos mares de Sergipe”.
No ano passado, foi realizada em Lisboa a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, evento que fez parte do programa internacional Década dos Oceanos.
Entre as deliberações da Conferência estão os esforços para prevenir a poluição marinha, apoiar o planejamento das áreas marinhas protegidas, mitigar as mudanças climáticas, reduzindo os riscos de desastres, e manter os estoques de peixes, considerando que o oceano saudável é parte do sistema alimentar.
O capitão de fragata Luciano Maciel aproveitou o encontro com o presidente da Alese para reafirmar o compromisso da Marinha com o crescimento econômico e o desenvolvimento social de Sergipe. “A Marinha está de portas abertas para ajudar nos projetos que vão melhorar a vida dos sergipanos”, declarou.
(Da assessoria)