Indagado pelo blog sobre a possibilidade de termos um pleito eleitoral em 2022 polarizado entre o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual Jair Bolsonaro, o presidente do diretório estadual do PT de Sergipe, deputado federal João Daniel, declarou: Não sei se será polarizada. Hoje está polarizada pelo presidente Lula que é o principal candidato, que foi impedido de se candidatar na última eleição porque criminalizaram, processaram e criaram formas legais de impedir a disputa eleitora. Bolsonaro é o presidente e tem a máquina na mão. Mas eu acho que poderá ter outros candidatos, sim. O que nós queremos é levar um grande debate e liderar um grande projeto para vencer as eleições com o presidente Lula no primeiro ou no segundo turno”.
Conquistar a Presidência no primeiro turno não é prioridade dos petistas, segundo João Daniel. Ele garante que “nós não temos pretensão de ganhar no primeiro turno. Temos pretensão de debater um grande projeto para o Brasil e vencer as eleições no primeiro ou no segundo turno. Se cabe terceira via eu acho que é uma discussão que poderá vir a ser confirmada ou não”.
Ele explicou ainda que hoje está polarizada porque os bolsonaristas são liderados pelo presidente e os setores democráticos populares têm confiança e acreditam na liderança do presidente Lula. Portanto, “não somos nós que queremos polarizar. São as forças adversárias que estão hoje no governo, fascistas, retrógradas, que fazem com que as questões se polarizem”.