Márcio Macedo, pré-candidato do PT à Prefeitura de Aracaju disse o blog que o momento em que o mundo e país passam é muito delicado. A energia da sociedade e do poder público precisam estar voltados ao enfrentamento do coronavírus nas suas duas grandes dimensões: da saúde e da economia. Acha que não é tempo de falar em eleições municipais.
Ele entende que na saúde é fundamental manter e ampliar o isolamento, preparar o país, o estado e o município com testes, leitos, UTIs, respiradores e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.
Quanto à economia, é fundamental que país, o estado e a prefeitura tenham um plano que proteja o trabalhador, com manutenção dos empregos e salários para os trabalhadores formais, renda mínima para os trabalhadores informais, ambulantes, trabalhadores de aplicativos; e incentivo às micro, pequenas e médias empresas, para a economia rodar.
A Prefeitura precisa ter a sua própria renda mínima para os trabalhadores informais e aqueles que não tem renda alguma. Deve suspender as parcelas de IPTU enquanto durar a quarentena, pagar luz e água para os que não tem como pagar. Agir fortemente na garantia que o isolamento social aconteça na plenitude, na prevenção do coronavírus e no acolhimento adequado aos doentes. Para Márcio Macedo, “não é tempo de falar em eleições. Quando a situação se normalizar em relação à contenção do coronavírus, respeitando-se a Constituição, esse tema virá à pauta e as instituições democráticas decidirão pela manutenção ou não do calendário eleitoral”.