O montante vai fortalecer a agricultura familiar e fomentar a produção de alimentos saudáveis, promovendo a segurança alimentar na região
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, em Sergipe, na última sexta-feira (6), reforçando o compromisso do Governo Federal com o setor. O lançamento aconteceu em Aracaju e levou boas notícias para os agricultores familiares do estado, com uma previsão de investimento de R$ 900 milhões. Esse valor ofertado em crédito rural será destinado ao fortalecimento da agricultura familiar, fomentando a produção de alimentos saudáveis e promovendo a segurança alimentar na região.
O ministro Paulo Teixeira destacou a importância estratégica da agricultura familiar para o Brasil e ressaltou o papel fundamental das políticas públicas voltadas para esse setor. “Aqui em Sergipe, vi a força da agricultura. Estive na feira e vi o alimento saudável que vai para a mesa do povo, pelas mãos dos assentados da reforma agrária, do povo quilombola, indígena, e dos agricultores familiares. Vi a força da mulher na agricultura, a força da produção de leite, milho e arroz, e também da tradição cultural do nosso povo”, afirmou.
Paulo Teixeira lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem como prioridade garantir a soberania alimentar do Brasil, resgatando o país da insegurança alimentar que voltou a crescer após o desmonte de políticas anteriores. “O Brasil já havia saído do mapa da fome em 2014, mas, infelizmente, voltou ao mapa com 33 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. Em um ano e oito meses, retiramos 24 milhões de pessoas dessa condição”, destacou.
O Plano Safra da Agricultura Familiar oferece crédito especial para comunidades quilombolas e tradicionais e para mecanização agrícola. O ministro destacou a criação do Fundo de Aval e do programa Desenrola Campo, que vai retirar agricultores da lista negativa, permitindo que acessem novamente o crédito rural. “A mecanização da agricultura nordestina é um grande desafio, e os bancos têm um papel importante nisso. O Fundo de Aval, tanto para pessoas físicas quanto para cooperativas, é uma novidade que vai facilitar esse processo”, explicou.
Movimento pela reforma agrária avalia o momento com esperança
Representando a Via Campesina, Zé Roberto esteve presente no evento e compartilhou suas expectativas sobre a retomada das políticas de reforma agrária e apoio aos agricultores familiares. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas no passado recente, há sinais de esperança com o atual governo.
No entanto, ele pontuou que a burocracia e o endividamento persistem como grandes entraves para os agricultores assentados, dificultando o pleno acesso às políticas públicas. Apesar desses desafios, Zé Roberto reconheceu os avanços do governo no processo de desburocratização, facilitando a chegada do crédito às famílias no campo. “O compromisso que vocês assumiram conosco está avançando e estamos satisfeitos de ver que a desburocratização está em curso, permitindo que os agricultores assentados tenham acesso aos créditos necessários para desenvolver suas produções”, afirmou.
Assinaturas e novos compromissos
Durante o lançamento do Plano Safra em Sergipe, foram realizadas diversas assinaturas importantes, incluindo contratos de crédito fundiário, termos de adesão ao programa de fomento às atividades produtivas rurais, termos de cooperação técnica e contratos de fomento jovem para o desenvolvimento de atividades produtivas. Essas ações marcam um novo momento para o desenvolvimento rural sustentável em Sergipe e reforçam o papel da agricultura familiar como eixo central na luta contra a fome e pela sustentabilidade.
Fonte: Governo Federal