Membros do Tribunal de Contas e do MP de Contas de Sergipe fazem visita técnica a município alagoano destaque no Ideb

Motivados pelo desempenho destacado do município alagoano de Coruripe no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, foram até a localidade nesta quarta-feira, 27, para conhecer o trabalho desenvolvido na rede pública de ensino.

Acompanhados por representantes de instituições sergipanas com atuação na área educacional, os membros do TCE e MPC foram recepcionados pelo prefeito Marcelo Beltrão e por profissionais da educação municipal. Um dos locais visitados foi a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson, que obteve o melhor Ideb do Brasil nos anos iniciais.

“Viemos saber mais sobre as ações adotadas para que a educação em Coruripe alcance esse nível tão elevado e testemunhamos aqui o empenho de todos: gestão, professores, alunos e pais; é um município de um estado vizinho que nos proporciona este exemplo que podemos aplicar também em Sergipe”, destacou a conselheira Susana Azevedo, que integra o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

Ainda no ano de 2013, o município tinha um Ideb próximo da média brasileira, mas conseguiu elevar sua pontuação nas avaliações seguintes, até que, em 2019, com as notas 8,9 e 7,2, nas séries iniciais e finais, respectivamente, alcançou o primeiro lugar do país entre os municípios com população superior a 50 mil habitantes.

“Foi uma visita extremamente produtiva; muitas das diretrizes desenvolvidas para sair de um Ideb não tão bom para um de excelência podem ser muito bem replicadas em Sergipe; tenho certeza que essa visita e as reuniões que faremos em Sergipe para disseminar esta experiência poderão incrementar a educação sergipana, que é o que todos esperamos”, afirmou Bandeira de Mello.

Entre as medidas apresentadas como fatores que levaram à melhoria do ensino estão a capacitação de professores, o acompanhamento do nível de conhecimentos dos alunos, a aquisição de material escolar e os investimentos na estrutura física das escolas.

Para o prefeito de Coruripe, a visita da comitiva sergipana representa um reconhecimento: “É um orgulho pra gente mostrar e fazer com que todo o Brasil consiga atingir a nota máxima; Sergipe é nosso estado vizinho, onde temos muitos amigos e esperamos que logo a qualidade da educação seja nota 10”, disse Beltrão.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) e prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, também acompanhou a visita, assim como representantes de Sergipe na União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).​

Fonte e foto: DICOM/TCE-SE

Rolar para cima