O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou nesta terça-feira, 04, recurso da vice-governadora Eliane Aquino (PT) sobre a situação legal de sua candidatura a deputada federal. Trata-se de uma decisão monocrática do ministro Sérgio Banhos.
A decisão faz com que os votos de Eliane Aquino sejam computados e o partido Republicanos perderá a segunda vaga da Câmara Federal, que está ocupada por André David.
Eliane obteve 66.072 votos na disputa eleitoral do último domingo e isso possibilita uma soma maior na legenda do PT, que permitirá a reeleição do petista João Daniel (68.969 votos) ao mandato de deputado federal, provocando a exclusão do delegado André David(31.597 votos), dos Republicanos, da lista dos oito eleitos.
A candidatura de Eliane Aquino foi questionada pelo fato de ter ficado em conselhos do Estado depois do período definido pelas normas eleitorais para afastamento.
“Estamos muito felizes com a reparação da injustiça feita contra a nossa companheira Eliane Aquino. Apesar da tentativa de tirá-la da disputa, a justiça foi feita! O PT faz o seu deputado federal e isso é muito importante para Sergipe!”, declarou Rogério Carvalho.