Uma das novas medidas de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju, adotadas pela Prefeitura Municipal, é a ampliação do serviço MonitorAju, com o deslocamento de servidores da Saúde com mais de 60 anos para atuar no atendimento através do 156 e nas ações de retaguarda.
A equipe que se somará aos profissionais que já estão realizando o atendimento pelo MonitorAju – 156 recebe, a partir desta quinta-feira, 19, o treinamento necessário para início do monitoramento. “Todos serão devidamente orientados sobre como proceder e encaminhar cada caso, e para isso readequamos aqui na sede da SMS, a estrutura apropriada para acomodar as equipes”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza
Essa medida, explica Waneska, visa não apenas ampliar a equipe técnica que orienta a população no que se refere às dúvidas sobre a circulação do vírus, mas, principalmente, resguardar os profissionais de saúde de toda a rede que se enquadram nos grupos de risco.
“Toda a gestão tem se dedicado a desenvolver e aplicar estratégias visando a contenção do vírus na capital, o atendimento qualificado nas unidades de saúde, bem como a preservação da nossa força de trabalho, tão essencial nesse processo de emergência em saúde pública que estamos vivendo. Temos diversos profissionais nessa faixa etária de risco, que não podemos deixar expostos à transmissão e, ao mesmo tempo, que serão um reforço fundamental na avaliação clínica realizada através do serviço MonitorAju”, enfatiza a secretária da Saúde de Aracajua.
Para que as unidades básicas de saúde onde os profissionais que serão realocados não sofram com a desassistência, a Secretaria Municipal da Saúde já está realizando a substituição e garantindo assim a manutenção do bom andamento dos fluxos nas UBS. Esse remanejamento será mantido até que a situação de transmissibilidade do vírus seja controlada e não haja mais riscos para os públicos vulneráveis.
Fonte: AAN
Foto: Ascom/SMS