Obra da Hermes Fontes irá contar com plantio de árvores em quantidade superior à retirada

Prefeitura de Aracaju irá plantar 285 árvores

Autorizado o início da execução do projeto de construção do corredor Hermes Fontes, uma das primeiras etapas da obra será a retirada do canteiro central da via para criação da faixa exclusiva para o transporte coletivo. Com isso, faz-se necessário a supressão de 256 árvores. Para tanto, como compensação ambiental, a Prefeitura de Aracaju irá plantar 285 árvores na avenida e em ruas e praças do entorno e, além disso, o paisagismo da obra contempla ainda o plantio de 405 arbustos, mais de 20 metros quadrados de grama e 50 elementos paisagísticos, componentes que já faziam parte do projeto da avenida Hermes Fontes.   


As espécies arbóreas que atualmente ornamentam a avenida Hermes Fontes são inadequadas ao meio urbano e apresentam riscos de queda, além de danificarem o pavimento asfáltico da via. Assim, mesmo que o projeto de infraestrutura do Corredor Hermes Fontes não fosse executado, essas árvores seriam retiradas para evitar a ocorrência de danos, tanto para a própria estrutura da avenida, como também para a população.


“Muitas dessas árvores não são nativas da Mata Atlântica, portanto, não é o tipo de arborização que priorizamos na cidade. Além disso, e mais importante, é que muitas delas têm raízes que trabalham no sentido horizontal, ou seja, provocando danos às calçadas, ameaçando, inclusive, quando mais próximas, a estrutura de edificações. É possível ver, em vários trechos, árvores que deformam o canteiro. São árvores que não têm uma condição de vida boa”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.


Fonte: AANFoto: André Moreira

Rolar para cima