Ponte Pirambu-Barra poderá ser liberada para todos os tipos de transporte no carnaval

Obras estão na etapa de concretação dos quatros pilares centrais, e já se encontra com mais de 50% do índice de conclusão

A recuperação estrutural da ponte Pirambu-Barra, na SE-100, está mais de 50% concluída. A obra pública é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e execução do Departamento de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER). Nesta sexta-feira(31), os serviços estão voltados para etapa de concretagem dos quatros pilares centrais.
 
O engenheiro Civil do DER, Carlos Alberto, explicou os desdobramentos na recuperação estrutural da ponte. Segundo ele, o foco são os quatros pilares centrais. “Na primeira fase houve um  tratamento desses locais como o coroamento das estacas, algumas conseguimos realizar o processo já em outras não. Para  realizar o escoramento foi necessário interditar a ponte”, afirma.

O engenheiro ainda acrescenta que é necessário começar a etapa de recomposição do concreto. “Hoje colocaremos armaduras, que é uma nova ferragem com envolto de até 3cm de altura. Essa etapa servirá como meio de recuperação para área que foi perdida pela corrosão. Além disso,  estaremos também concretando os quatros pilares centrais até a próxima quarta-feira. Com cerca de 21 dias retiraremos a forma, para que já possam receber carga. A seguir, o escoramento será retirado e a perspectiva é que até o carnaval, a ponte seja  liberada para o tráfego de veículos de qualquer espécie”, explicou.

Paralelamente, a equipe faz serviços de menor expressão e diz que a partir da próxima semana os pilares estão totalmente recuperados. O último passo é realização da técnica cura úmida, que garante a hidratação adequada do cimento, fazendo com que o concreto tenha a qualidade final esperada.

Fonte: ASN
Foto: Marcos Rodrigues

Rolar para cima