Desde que assumiu a gestão da Orla de Atalaia, em março passado, a Prefeitura de Aracaju vem promovendo diversas ações visando a manutenção deste importante ponto turístico da cidade. Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou os trabalhos de revitalização do paisagismo que irá contemplar toda a extensão do espaço.
De acordo com o planejamento prévio da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), no primeiro momento estão sendo priorizados os canteiros situados nos principais locais de visitação, a exemplo do Monumento aos Formadores de Nacionalidade, local onde os agentes nivelaram o solo e em seguida fizeram a reposição da grama danificada e substituição de algumas plantas ornamentais que compõem os arranjos dos jardins. O serviço segue pelos próximos dias.
“Posteriormente as atividades de revitalização acontecerão na região da Passarela do Caranguejo, no espaço onde há um monumento alusivo a um dos principais itens da gastronomia do estado, seguindo para as demais áreas verdes da Orla. Este trabalho paisagístico soma-se a outros realizados pela gestão de forma a promover o bem-estar da população”, afirma o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Limpeza e conservação
Além da preocupação com as áreas verdes, a empresa municipal mantém uma equipe fixa com 17 agentes para os serviços rotineiros de limpeza, como varrição e recolhimento de resíduos, que contemplam também o gadanhamento. Outra ação que integra a programação regular para esta região é a coleta do lixo, que acontece diariamente.
“Paralelo a isso, sempre que há demandas pontuais nossas equipes realizam os serviços de capinação, poda e roçagem mecanizada, inclusive com a utilização do mini trator cortador de grama giro zero, que dá melhor condição de trabalho à equipe operacional, no que diz respeito ao trabalho de manutenção das áreas verdes desses espaços”,
destaca Luiz Roberto.
Baseado em um levantamento anterior, a Emsurb vem atuando ainda na execução de outras atividades de conservação da Orla. No final do mês de junho foi feita a retirada do alambrado que cerca a quadra poliesportiva, o qual se encontrava danificado em decorrência do tempo e limpeza do monumento “Eu Amo Aracaju”, que foi alvo da ação de vândalos.
No mesmo período, atendendo a uma solicitação da Emsurb, técnicos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) fizeram a análise e interdição da passarela que dá acesso às faixas de areia.
Fonte: AAN
Foto: Ascom/Emsurb