Prefeitura de Aracaju promoverá primeiro mutirão escolar para emissão de carteira de identidade

Buscando promover mais uma ação de fortalecimento da prática cidadã para os alunos da rede municipal de ensino da capital, a Prefeitura de Aracaju, através de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), promoverá o primeiro mutirão escolar para emissão da 1ª via da carteira de identidade. O evento será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, a partir das 8h.

O intuito é que sejam emitidos, durante este primeiro mutirão, 100 documentos para os alunos da Emef, que já foram selecionados e agendados previamente pela unidade de ensino. Para que a iniciativa fosse realizada, a Semed trabalhou em um mapeamento para a obtenção de um diagnóstico que indicasse a quantidade de crianças, adolescentes e adultos, em cada escola da rede, que não possuem carteira de identidade. A ação também visa facilitar o processo de matrícula do ano letivo de 2024 para estudantes e responsáveis.

“Tendo em vista que nós estamos trabalhando para garantir a cidadania dos nossos alunos através da alfabetização e da aprendizagem na idade adequada, era necessário, também, que a gente colocasse esta iniciativa cidadã em execução. Com isto, estamos assegurando um direito básico que cada brasileiro possui: sua documentação pessoal”, ressalta o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, Evilson Nunes.

Os mutirões serão realizados uma vez por mês em unidades de ensino municipais de Aracaju. Anteriormente a esta iniciativa, a emissão das carteiras de identidade já estava sendo promovida, e continua, por meio da parceria entre Semed e Fundat: diariamente, 14 vagas são disponibilizadas para os alunos da rede selecionados pela escola. O estudante, junto a seu responsável, pode dirigir-se à sede da Fundação e emitir seu documento sem a necessidade de agendamento prévio.

“Depois dos Jogos Escolares Municipais fomos informados dessa demanda reprimida pelo secretário da Educação e de imediato abraçamos a missão de garantir aos estudantes o seu documento. O RG é essencial para garantir o acesso a vários serviços e a educação é um deles. Estamos empenhados em atender o maior número possível de alunos, com a maior brevidade possível e para isso dispomos de nossos servidores que estarão engajados até que essa missão seja cumprida”, garante a presidente da Fundat, Edivaneide Lima,

Para realizar a emissão do documento durante o mutirão, o aluno deve apresentar certidão de nascimento, duas fotos atualizadas e estar acompanhado por um responsável legal, o qual também deve apresentar documento de identidade.

Parcerias e articulações

O primeiro teste para este projeto que viabiliza a emissão da primeira carteira de identidade aos alunos foi realizado durante os últimos Jogos Escolares da rede, em agosto. Esta não é a primeira parceria entre Semed e Fundat, com quem a Secretaria tem se articulado constantemente. Evilson pontua que a Semed tem buscado, constantemente, o apoio dos diferentes órgãos da administração municipal, no sentido de ofertar um serviço integrado aos alunos da rede.

“A Secretaria busca, sempre, ações junto a outros órgãos da administração municipal como, por exemplo, a campanha da vacinação, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e a promoção da educação ambiental nas unidades escolares, fruto de articulações junto à Secretaria do Meio Ambiente [Sema]”, destaca o diretor.

Fonte: ASN
Foto: Marcos Panxão

Rolar para cima