PT / SE manifesta-se contra a volta às aulas presenciais nas redes pública e privada

A Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT/SE) divulgou nota na tarde deste domingo, 9, externando posição contrária a volta às aulas presenciais nas redes pública e privada neste momento em que a pandemia de covid-19 mostra-se intensamente presente, lotando e, em alguns outros casos, superlotando leitos de UTIs.
A nota na íntegra é a seguinte:

DIRETÓRIO ESTADUAL DO PT/SE

Nota pública sobre o retorno das aulas presenciais em Sergipe

O Partido dos Trabalhadores em Sergipe (PT) manifesta-se contrário à retomada das aulas presenciais nas redes públicas e privadas de ensino, no atual momento de calamidade pública que se encontra o Estado de Sergipe, decorrente da pandemia do COVID-19.

O Governo de Sergipe autorizou o retorno parcial das atividades escolares presenciais, a partir do dia 10 de maio. No entanto, não há elementos técnicos ou científicos que justifiquem.

Infelizmente, o Brasil vive o momento mais grave da pandemia. O país contabiliza o consternador número de 15 milhões de casos confirmados e 420 mil vidas perdidas. Sergipe acumula 209.432 casos e 4.469 óbitos, e a curva de contaminações não está diminuindo. Nos últimos dias, recorrentemente, o estado ultrapassou 1.000 novos casos e mais de 30 óbitos, por dia. A ocupação das UTIs extrapola 100% na maioria dos hospitais, e pessoas estão na fila de leitos à espera.

A contaminação aumentará caso as aulas presenciais sejam retomadas. Alunos e profissionais da Educação correm risco de serem infectados e transmitirem o vírus a seus familiares. Para evitar isso, é preciso que a representação sindical do magistério seja incorporada no Comitê Técnico-Cientifico do Governo Estadual e as medidas sejam debatidas previamente e acordadas com a categoria.

A escola é um espaço valioso para formação da pessoa humana. Um lugar de convívio social onde os educadores, ao interagirem com os educandos, criam laços de afeto e de solidariedade, ao tempo que socializam o conhecimento e a ciência! Reconhecer essa função é também reconhecer que, diante de uma pandemia, as aulas presenciais em ambiente fechado – com pouca circulação e sem condições estruturais para seguir os protocolos sanitários – passa a ser um espaço privilegiado de contágio do vírus.

O PT apela ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, que reveja a decisão e suspenda a permissão de retorno das atividades escolares presenciais. Mantenha as aulas remotas até que se constate mudança fática do estado de calamidade pública e se tenham as condições esperadas que garantem o retorno das atividades regulares com segurança às vidas.

Vacina para todas e todos!

Aracaju/SE, 9 de maio de 2021.

Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores em Sergipe

Rolar para cima