Reforma do Terminal da Atalaia chega a 60% de execução do projeto

Os avanços na revitalização estrutural do Terminal de Integração Zona Sul, conhecido como terminal da Atalaia, já chama a atenção de usuários e profissionais do sistema de transporte coletivo da capital sergipana. Executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o projeto está melhorando as condições físicas do local e garantindo mais comodidade para os aracajuanos que utilizam o terminal diariamente como aporte para embarque e desembarque.

Com mais de 60% da obra concluída, parte do terminal já possui uma nova cobertura metálica, piso tátil para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acessibilidade e novas catracas. Para tanto, a administração municipal está investindo cerca de R$ 1,1 milhão, em recursos conveniados com o Governo Federal. no âmbito do Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju.

Para o auxiliar de padeiro Nalbert Santos, a reforma será importante para quem utiliza o transporte público porque vai proporcionar mais segurança no momento em que as pessoas aguardam os ônibus no terminal. “Eu uso este terminal todos os dias porque trabalho em um padaria aqui próximo. À noite, quando retorno para casa, a iluminação não era muito boa mas agora acredito que vai melhorar”, comenta.

Quem circula diariamente pela cidade dirigindo um ônibus cujo itinerário passa pelo terminal é o motorista Glaberson Ferreira, entusiasta da obra e um dos que mais irá usufruir dos benefícios. Para ele, “a reforma veio no momento certo porque os motoristas e cobradores terão mais segurança e tranquilidade nos momentos de descanso”, pondera. “E como este terminal está perto das praias será bom porque os visitantes podem querer usar os ônibus também”, avalia.

No projeto executivo está previsto a implantação de um telhado ondulado que vai cobrir 1.300m², pavimentação de 1.800m², criação de 95m² de piso tátil direcional e de alerta, reformas de banheiros, novas redes de gás, elétricas e hidráulicas e sistema de alarme contra incêndios.

“Esta obra dará uma nova roupagem arquitetônica ao Terminal Zonal Sul e aponta o êxito do Projeto de Mobilidade em franco andamento com a realização de outras grandes obras”, avalia o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, ao destacar o andamento da obra e seu contexto dentro de uma política de valorização dos equipamentos urbanos a serviço da população.

“Nestes locais se entrecruzam centenas de pessoas com os mais variados destinos e esta miscelânea cultural que passa todos os dias pelo terminal já seria um argumento suficiente para a reforma. Mas o que o Projeto prevê é a modernização viária com a ampliação da mobilidade, da acessibilidade, criando condições de fluxo das pessoas com segurança”, argumenta Ferrari.

Projeto de Mobilidade Urbana

O Projeto de Mobilidade Urbana soma um investimento de R$ 140 milhões, planejado ainda em 2012. Readequado na atual administração, ele começou a se tornar realidade com a instalação dos semáforos inteligentes e com a recuperação dos quatros principais corredores de trânsito da cidade: Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins.

O projeto contemplará, ainda, a instalação de 154 novos abrigos de ônibus, a construção do novo Terminal do Mercado e de uma central semafórica, além da recuperação do Terminal do Dia.

Fonte: AAN
Foto: Ascom/Emurb

Rolar para cima