Regional de Itabaiana realizou 252 cirurgias faciais em 2019

Regional de Itabaiana é referência neste tipo de procedimento, atendendo pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado sergipano

A equipe de cirurgiões bucomaxilo do Hospital Regional de Itabaiana, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou no ano passado 252 cirurgias faciais, a maioria delas para restauração da mandíbula, fraturada em acidente de motocicleta. Retaguarda para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Regional de Itabaiana é referência neste tipo de procedimento, atendendo pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado sergipano.

Realizados de segunda a sexta-feira no Hospital Regional de Itabaiana, o tratamento cirúrgico é destinado a pacientes vítimas de traumas ou de doenças da cavidade bucal, face e pescoço (câncer, úlcera e infecções), como informou o cirurgião Marcos Antônio, destacando que os casos atendidos são de alta complexidade e que a restauração de uma face pode levar uma manhã inteira.

O cirurgião Marcos Antônio e sua equipe traçaram o perfil dos pacientes: jovens, entre 16 e 35 anos; motociclista ou carona sem uso de capacete; e consumidor de bebida alcoólica. As características levam o médico a alertar a população para a importância da prevenção aos acidentes de trânsito, especialmente de motocicleta.

 “Em períodos de festa cresce bastante o número de acidentados e, com o aumento da demanda é natural que cresça também o tempo de espera pela cirurgia que, em épocas normais, leva em torno de 15 dias”, disse.

Rolar para cima