A Superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, participou virtualmente na manhã da última terça-feira (23), do Seminário de Inteligência Esportiva, promovido pelo Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva (IPIE). O evento contou também com a participação de gestores esportivos municipais do Estado de Sergipe, a fim de que as políticas públicas do Esporte em Sergipe sejam contruídas de forma coletiva.
As palestras foram orientadas e ministradas pelos professores Fernando Mezzadri e Natasha Lise e teve como foco a Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM). O objetivo do seminário foi explorar a prática esportiva no estado e municípios, e assim, colaborar com a construção de políticas públicas para o setor. Foi pensando nisso, que a equipe criou o instrumento de pesquisa GEEM, Gestão do Esporte nos Estados e Municípios.Na oportunidade, foi discutida a importância da pesquisa na construção de projetos ligados ao esporte no estado e como o apoio da Superintendência de Esportes faz a diferença nos municípios.
O debate foi aberto pelo o coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), Fernando Mezzadri. “Sabemos que é difícil se fazer esporte nos municípios. Por isso, friso, a necessidade de apoio dos secretários. É preciso trabalhar em equipe. Uma região apoia a outra, e assim, chegamos ao esporte qualificado em todo o estado” diz Fernando Mezzadri.
Ainda segundo Mezzadri, o projeto chega para agregar em Sergipe um melhor desenvolvimento do esporte, auxiliando gestores de órgãos públicos e privados a terem uma fundamentação consolidada na elaboração de políticas públicas do esporte, ligadas à sua natureza, analisando mudanças e melhorias na sua infraestrutura.
A segunda parte da apresentação esteve a cargo da pesquisadora do Instituto, Natasha Lise. De forma simples e didática, ela explicou aos gestores de 13 municípios presentes no seminário, como manusear o site, que mostrará se o projeto está tendo sucesso. Em um questionário, os gestores responderão a uma série de perguntas voltadas às demandas da comunidade. Feito isso, a superintendência recebe esse retorno e atuará junto ao município, para um trabalho conjunto de mapeamento estratégico.
O Seminário de Inteligência Esportiva proporcionou aos gestores dos municípios, uma melhor percepção de como atuar no esporte dentro da comunidade e com o apoio da superintendência atuar junto, num trabalho contínuo de melhoria do esporte para sociedade. “Temos em mãos um material rico. Estamos unindo a ciência e a gestão, em prol do esporte no nosso estado. Então, façam rascunho e coloquem as ideias no papel, que na medida do possível faremos acontecer”, resumiu Mariana Dantas.
Fonte e foto: Ascom/Supee