Fábio Mitidieri – Governador de Sergipe
Neste 8 de julho, celebramos os 203 anos de emancipação política de Sergipe, um marco fundamental na construção e fortalecimento da nossa identidade cultural como povo, assim como no desenvolvimento político e econômico deste cantinho de terra que tanto amamos. Ao longo das décadas, essa data tem se refletido não apenas num momento histórico, mas, sobretudo, num símbolo de resistência e determinação para o povo sergipano. Um dia oportuno para reafirmarmos as nossas raízes e aprendermos com o nosso passado, mas, também, para sinalizar novos rumos e garantir que o nosso futuro seja pautado num novo tempo de prosperidade e autonomia para todos os sergipanos.
Nesses dois séculos de emancipação, o estado de Sergipe ganhou notoriedade política, econômica e intelectual. Nossas singularidades afloraram e fortaleceram as nossas características, valores e tradições, que hoje moldam, como uma impressão digital, a nossa identidade, a nossa sergipanidade. Esses diferenciais estão presentes explicitamente em nossas manifestações folclóricas, religiosas, artísticas e gastronômicas. Mas, também, na forma como vivenciamos e valorizamos o que é nosso e como defendemos, com unhas e dentes, nossos legados e potencialidades.
Somos um povo alegre, ordeiro e trabalhador. Nosso passado de lutas mostra bem como temos construído a nossa história com resiliência, suor e perseverança. E é assim que devemos continuar a trilhar os nossos caminhos. Temos a missão de lutar para que este estado que tanto amamos e nos identificamos continue se desenvolvendo, se diferenciando e dando exemplos de vitalidade e prosperidade para o Brasil. A nossa luta outrora para buscar independência política para o nosso povo precisa, mais do que nunca, inspirar a consolidação de iniciativas que proporcionem, agora, independência econômica e ascensão social.
Nesses primeiros meses de governo, temos trabalhado ininterruptamente para recolocar Sergipe no roteiro político e econômico do país. Através de suas diversas frentes de atuação, todo o esforço do Governo do Estado está concentrado na efetivação de uma agenda de desenvolvimento socioeconômico para o nosso povo, com políticas públicas para tirar as pessoas em situação de vulnerabilidade social da fome. Somos pequenos territorialmente, porém gigantes em potencial para liderar uma nova guinada no processo de reindustrialização do país, com a oferta de energia em abundância, mão de obra qualificada e incentivos fiscais para atrair grandes investimentos econômicos para impulsionar a economia e a melhoria de vida de nossa gente.
Com as novas reservas de gás natural descobertas em Sergipe, com a retomada das políticas de promoção e fortalecimento do turismo, os grandes investimentos em obras estruturantes, o crescimento do agronegócio, as diretrizes para consolidar uma rede de qualificação profissional, além de uma política de governo transversal de geração de empregos, estamos preparando o estado para uma nova era de progresso e crescimento socioeconômico.
Gestão eficiente, visão progressista, vontade de mudar e determinação para avançar. O nosso desafio de hoje é construir um Sergipe que inclua pela renda, que dê oportunidades para que o cidadão possa trabalhar e ter autonomia para prover sua família. A nossa luta é para emancipar economicamente as famílias sergipanas que se concentram abaixo da linha da pobreza.
Como venho dizendo, a melhor política social é o emprego. É por meio dele que vamos dar dignidade e autonomia a milhares de cidadãos sergipanos, e conseguir virar de vez a chave para a transformação social que tanto almejamos. Queremos ser o punho que escreve a nossa própria história, protagonistas do agora e anunciadores de um novo tempo, pois o futuro já começou!