Sergipe e Alagoas atingidos: Petrobras hiberna cerca de 50 plataformas marítimas

A Petrobras enviou carta aos sindicatos dos petroleiros informando a paralisação de 24 unidades na Bacia Potiguar, seis na Bacia de Campos, nove na Bacia do Ceará e de todas as plataformas de Sergipe-Alagoas – segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras opera nove unidades marítimas na região. Além dos ativos em águas rasas, a petroleira também está hibernando alguns ativos terrestres.

O processo de hibernação dar-se-á em campos localizados em águas rasas, de custo elevados em comparação ao cenário de baixa de preços do petróleo. Serão atingidas 50 plataformas nas regiões Sudeste e Nordeste. Essas plataformas que operam em águas rasas, em virtude da queda dos preços do petróleo, passaram a ter fluxo de caixa negativo.

A Petrobras informou aos sindicatos que os empregados impactados pela redução de atividades e hibernação serão realocados internamente ou terão a opção de aderir ao programa de desligamento voluntário (PDV) ou desligamento por acordo. Exatos 357 funcionários estão em processo de troca de unidades.

Os sindicatos estimam que a hibernação das unidades listadas pode atingir 2,6 mil trabalhadores próprios e traz riscos de demissão a cerca de 7 mil terceirizados .  As informações foram divulgadas pelo Valor.

Rolar para cima