Começa nesta sexta-feira, 20, e estará concluído até a próxima semana a nomeação de todos os diretores das 320 escolas da Rede Estadual de Sergipe. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o processo de escolha foi semelhante ao das Diretorias Regionais de Educação. Só puderam se candidatar para o processo seletivo servidores do quadro permanente do Magistério de Sergipe.
A Seduc informou que o processo seletivo para diretor escolar teve início em 2019, a fim de que o cargo de direção transcendesse os interesses políticos e focasse na gestão impessoal e de projetos condizentes com o cumprimento de metas para a melhoria da qualidade da educação.
O processo seletivo foi feito em três etapas: inscrições com currículo e Plano de Gestão; avaliação dos currículos e banca examinadora. Após isso, foi publicada a lista tríplice.
A Lei nº 8.969/2022, que estabelece regras básicas para a seleção de dirigentes de diretorias de educação e de escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em janeiro de 2022.