Sergipe garante destaque nacional com a implantação de três novos parques tecnológicos

Por Kleber Santos

(BLOG PRIMEIRA MÃO) – O Estado de Sergipe foi contemplado na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a implantação e fortalecimento de parques tecnológicos em todo o país. No total, serão investidos R$ 100 milhões em 17 propostas distribuídas por nove estados, e Sergipe receberá três dessas iniciativas: o Parque Tecnológico da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Tiradentes Tech Park e o Hub de Transição Energética do Sergipe Parque Tecnológico.

A Fundação da UFS será responsável pela execução do Parque Tecnológico da UFS, enquanto o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) conduzirá o projeto da Tiradentes Tech Park. Já o Sergipe Parque Tecnológico implantará o Hub de Transição Energética: Fortalecimento do Ecossistema de Inovação para a Geração de Energia Limpa.

Os recursos, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), são não-reembolsáveis e visam impulsionar ambientes de inovação em Sergipe e em outras regiões do país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Segundo a ministra Luciana Santos, o objetivo principal é levar desenvolvimento para todos os brasileiros: “Assumimos um compromisso de reduzir as assimetrias regionais do nosso país, levando desenvolvimento para todos os brasileiros. E é isso que temos buscado em nossos editais”.

Além de Sergipe, outros estados receberam aportes: Amazonas, Tocantins, Amapá, Roraima, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso e Espírito Santo. A expectativa é que, com a instalação desses parques, haja um estímulo cada vez maior à inovação, atraindo investimentos e gerando oportunidades de negócios para empreendedores locais e nacionais.

(Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.)

Rolar para cima