SERGIPE: Trilha leva turistas à praia do Coqueirinho

A praia fica em Itaporanga D’Ajuda e tem águas verdes sem ondas

Eugênio Nascimento

Uma caminhada de aproximadamente 10 quilômetros (ida e volta), com direito a banho nas águas mornas do rio Vaza Barris e do Oceano Atlântico, bem próximo de Aracaju, em um local de ar puro e boa ventilação. É a proposta de uma trilha que começa nas proximidades da ponte Joel Silveira, que liga a capital sergipana ao município de Itaporanga D’Ajuda, onde fica a praia do Coqueirinho, o destino final.

A trilha tem início logo depois da ponte (saindo de Aracaju pelo Mosqueiro) e quem tem feito tem gostado. Mas a melhor opção é fazer em animado grupo, com guia que sabe os melhores horários de ida e volta. Alex Moura, guia de turismo, especializado em ecoturismo e turismo de aventura (79 9.9959-2100). Moura cobra R$ 60 por pessoa.

A praia do Coqueirinho é um paraíso. A dificuldade de acesso garante a tranquilidade daqueles poucos que frequentam. O acesso pelo local da trilha é agradável e tem a passagem/travessia de dois riachos rasos de águas cristalinas.

Há um acesso tradicional que é feito pela praia da Caueira. Ao chegar a praia, é preciso descer para a areia e seguir até chegar na “igrejinha”. É bom fazer uso de veículos com  tração 4 x 4 ou buggy. Na orla da Caueira tem bugeiro disponível para fazer o percurso.

Mas o interessado precisa fazer os 40 quilômetros que ligam Aracaju (Mosqueiro) a Itaporanga D’Ajuda (Caueira). Na praia da Caueira, se o seu carro não oferece boas condições para transitar na areia fofa da região, deixe-o lá é pague para ter acesso ao Coqueirinho. Algumas pessoas optam por acessar a praia do Coqueirinho seguindo pelas águas do rio Vaza Barris. É possível alugar barco no Mosqueiro.

Rolar para cima