Oito equipes irão disputar a 30ª edição do estadual. A novidade é a seleção de Indiaroba, time da região sul do estado
Novidades, surpresas e sorteios. Estes foram alguns dos ingredientes do Congresso Técnico do Campeonato Sergipano Adulto de Futsal realizado na noite desta quarta-feira, 12, no auditório Vanilson Rezende, sede da Federação Sergipana de Futsal (FSFS).
Para este ano, oito equipes irão disputar a 30ª edição do estadual. A novidade é a seleção de Indiaroba, time da região sul do estado. Quem está retornando são as equipes de Pinhão e Riachuelo. A surpresa é a não participação da seleção de Itabaiana, duas vezes vice-campeã estadual e um dos representantes sergipanos na Copa do Nordeste ano passado.
Para não deixar o torcedor serrano sem futsal, a cidade será representada pelo Coritiba, time que retorna a disputar uma competição na categoria adulto.
Outra surpresa é que Aracaju não terá representantes este ano. Em 2019, a capital entrou em quadra com o Confiança, que chegou à final do primeiro turno e semi do segundo turno, e o Rocket Power, atual vice-campeão estadual.
Além de Indiaroba, Pinhão, Riachuelo e Coritiba, a 30ª edição do Sergipano contará com Itaporanga (atual campeão), Lagarto, Canindé e Socorrense.
Sorteio
Durante o arbitral aconteceram três sorteios. O primeiro decidiu o confronto da primeira rodada, com jogos nos dias 12, 13 e 14. Confira:
Quinta-feira – 12/3
Em Socorro: Socorrense x Lagarto
Sexta-feira – 13/3
Em Indiaroba: Indiaroba x Itaporanga
Sábado – 14/3
Em Pinhão: Pinhão x Coritiba
Em Canindé: Canindé x Riachuelo
No segundo sorteio, a pedido dos representantes de Lagarto (presidente Márcio Cruz) e Gláuber César (tecnico de Itaporanga) ficou decidido que, mesmo sem saber quando acontecerá o jogo, a primeira rivalidade entre Itaporanga e Lagarto acontecerá no Ginásio Governador João Alves Filho, em Itaporanga D´Ajuda. No terceiro, ficou decidido as equipes que irão mandar mais jogos em casa: no total, quatro. Neste quesito, melhor para Itaporanga, Socorrense, Indiaroba e Pinhão.
Forma de Disputa
Após debate entre os dirigentes da FSFS e os representantes de clubes, ficou decidido que o campeonato terá o seguinte sistema de disputa: a primeira fase será disputada em grupo único, com jogos apenas de ida.
As seis melhores equipes se classificam para a próxima fase, sendo que as duas primeiras avançam direto para a semifinal, enquanto que os outros quatro clubes classificados se enfrentam na segunda fase, com os seguintes confrontos: 3º x 6º; 4º x 5º. As partidas da segunda fase serão no sistema de ida e volta, sem vantagem no saldo de gols.
Na fase semifinal, também com jogos de ida e volta, os dois melhores colocados no geral tem a vantagem de jogar a partida de volta em casa. Na final, também com jogos de ida e volta, a equipe de melhor campanha geral terá a vantagem de jogar pelo empate numa possível prorrogação.
Durante o arbitral, ficou decidido que o campeão terá vaga na Copa do Nordeste deste ano, além de fazer uma escolha para 2021: Taça Brasil ou Copa do Brasil. A bola oficial do campeonato de futsal em todas as categorias 2020 será da marca MURANO, empresa parceira da FSFS.
Créditos: Rômulo Oliveira – ASCOM/FSFS
Foto: Ascom/FSFS