TCE: conselheira Susana Azevedo apresenta levantamento que atesta desigualdade de gênero nos Tribunais de Contas do Brasil

​Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) para Promoção da Igualdade de Gênero dos membros Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Coordenado pela conselheira do TCE/SE, Susana Azevedo, o grupo tem como propósito a promoção da igualdade de gênero no âmbito do Sistema Tribunais de Contas do Brasil.

Reunidos no ambiente virtual, os outros 11 membros do grupo puderam conhecer o resultado do levantamento realizado pela conselheira e sua equipe na Corte sergipana acerca da representatividade feminina em cargos efetivos, comissionados e de liderança. “O estudo apresentado na manhã de hoje vem dos questionários enviados a todos os Tribunais de Contas do país, incluindo o TCU, e é a partir destes números que iremos avançar e caminharemos para a redução da disparidade entre homens e mulheres em nosso sistema”, enunciou a conselheira.

Durante o encontro, Susana Azevedo colocou que, dos atuais 225 conselheiros titulares, 88% são homens, ou seja, desse total, apenas 27 são conselheiras. “Além de sermos minoria, quero ressaltar que em 14 dos 33 Tribunais de Contas, o colegiado não conta com nenhuma conselheira titular, uma realidade que podemos mudar mediante a sugestão de ações de representatividade e que pode colocar os Tribunais em alinhamento com um movimento que acontece no mundo”, colocou Susana, que ainda expôs que as mulheres somam apenas 38% do quadro efetivo dos Tribunais, destacando que a diferença é ainda maior quando se fala em cargos de liderança.

“O estudo identificou que os homens representam 61% dos postos, o que revela que módicos dois terços de participação feminina. O resultado comprova a sociedade atual, onde a liderança ainda é impregnada de masculinidade, e a mulher não pode demonstrar seu talento e sua capacidade”, pontuou a coordenadora do grupo.

“Na reunião de hoje já sugerimos que esse grupo de trabalho se torne permanente, pois assim poderemos acompanhar os avanços. Também iniciamos a discussão para a exposição desta realidade durante o próximo Encontro Nacional da Atricon, um evento muito importante que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro”, concluiu a conselheira.

Fazem parte do Grupo de Trabalho as conselheiras Naluh Maria Lima Gouveia (TCE-AC); Soraia Thomaz Dias Victor (TCE-CE) e Carolina Costa (TCE-BA); os conselheiros Cézar Colares (TCM/PA); Carlos da Costa Pinto Neves Filho (TCE-PE); Cláudio Couto Terrão (TCE-MG) e João Antônio da Silva Filho (TCM-SP); as conselheiras substitutas Milene Dias da Cunha (TCE-PA) e Adriana Cristina Dias Oliveira (TCM-PA); a chefe de gabinete Angélica Fernandes (TCM/SP); e a analista de controle externo Milena Brito (TCE/MG).​

Créditos: Diego Smith – DICOM/TCE-SE
Foto: Cleverton Ribeiro

Rolar para cima