A expertise do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) na recepção de dados mensais dos municípios por meio do seu sistema de auditoria, o Sagres, foi compartilhada com o TCE do Ceará (TCE/CE) em reunião remota ocorrida na última quarta-feira, 26.
O encontro virtual reuniu integrantes da Diretoria de Modernização e Tecnologia do TCE/SE e da Secretaria de Controle Externo do TCE cearense.
“O TCE do Ceará, que é um parceiro nosso, entrou em contato para enteder melhor o Sagres, para auxiliar no processo de implantação por lá, e, com a anuência do conselheiro-presidente, Luiz Augusto Ribeiro, nos colocamos inteiramente à disposição”, afirmou o diretor de Modernização e Tecnologia do TCE, Jailton Moura.
Na reunião foi exibido todo o funcionamento do Sagres e a sua ligação com outros sistemas, desde a recepção dos dados, das conferências realizadas, dos módulos existentes, das desconformidades que o sistema consegue detectar automaticamente até a emissão dos relatórios.
“Esta ajuda é muito importante para que o TCE/CE, também, consiga implementar o sistema Sagres, que pelo que vimos até aqui é uma ferramenta com um potencial enorme. Ajuda na transparência, no controle concomitante e nas contas anuais e de governo”, destacou o analista de controle externo e gestor do projeto de implantação do sistema Sagres no TCE/CE, Daniel Dantas.
Ainda segundo ele, ocasiões como esta reforçam a necessidade de os tribunais estarem sempre trocando experiências: “Tem muita coisa boa sendo feita nos Tribunais de Contas Estaduais”.
Fonte e foto: DICOM/TCE