As dificuldades de ordem financeira enfrentadas pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel motivaram a reunião ocorrida no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) nesta sexta-feira, 5, com representantes da entidade filantrópica e dirigentes das secretarias de Saúde estadual e de Aracaju.
O encontro foi conduzido pelas conselheiras do TCE, Susana Azevedo e Angélica Guimarães, com participação do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello.
“O Santa Isabel é um hospital centenário, com inúmeros serviços prestados à nossa população; não podemos deixar de buscar soluções para contornar estes problemas financeiros que eles vêm enfrentando”, destacou Susana Azevedo, que é a atual relatora dos processos relacionados à área da Saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.
Conforme a conselheira, um caminho debatido no encontro consiste na oferta de novos serviços pelo Hospital, de modo a ampliar suas fontes de recursos. “A disponibilização de novas opções de cirurgia, novos atendimentos que aumentem também a sua receita e ela possa pagar as suas despesas sem dificuldades”, colocou.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, comentou que já há tratativas acerca de outros serviços que o Santa Isabel poderá oferecer, conforme carências das redes estadual e municipal.
Segundo ela, a ideia é “aproveitar a estrutura e expertise do Hospital para trazer outras contribuições também: leitos de utilização pediátrica, que é uma necessidade estadual; leitos crônicos para crianças que às vezes ficam na UTI pediátrica sem necessidade; são vários outros serviços que temos discutido no sentido de trazer uma proposta que seja viável para o município, Secretaria de Estado e o próprio Hospital”, pontuou Waneska.
A mesa de negociações criada pelo Tribunal foi elogiada pela presidente da Associação Aracajuana de Beneficência, mantenedora do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Débora Leite.
“Foi extremamente importante; um espaço em que pudemos ouvir Estado e Município, mais uma das tratativas para esclarecer qual vai ser o papel do Santa Isabel a partir de agora com a abertura de outros instrumentos dentro da rede; isso é importante para o planejamento do Hospital”, concluiu.
Créditos: Hádam Lima – DICOM TCE/SE
Foto: Cleverton Ribeiro