A Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou no último sábado, 2, a testagem rápida da população com a finalidade de diagnosticar casos do novo coronavírus. Cerca de 400 pessoas do município de São Cristóvão se enquadraram nos critérios de amostragem, a exemplo da faixa etária, sexo e sintomas gripais.
O projeto é realizado em parceria com as prefeituras de dez cidades mais populosas, em que foram detectados 90% dos casos confirmados da covid-19: Aracaju, de acordo com dados do Ministério da Saúde: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.
No sábado, as testagens foram feitas no conjunto Eduardo Gomes; no domingo, 3, no Centro de Aracaju; nesta segunda feira, 4, a equipe realizou os testes no Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), com pessoas em situação de rua ou que estão acolhidas nos abrigos emergenciais. Na próxima terça-feira, 5, na cidade de Nossa Senhora da Glória; na quarta-feira, 6, nas cidades de Itabaiana e Itabaianinha; na quinta-feira, 7, em Lagarto e Tobias Barreto; na sexta-feira, 8, na cidade de Estância e no sábado, 9, em Simão Dias.
A UFS viabilizou a aquisição de 3.000 kits de teste rápido em cassete 2019-nCoV IgG/IgM; 2.000 testes de covid-19 antígeno por fluorescência direta com comodato de analisador f-200; e 2.500 testes covid anticorpos igG e IgM fluorescência.
Créditos: Aldaci de Souza – Rede Alese/Com informações da UFS
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Cristóvão