Vendas no varejo sergipano recuam 0,3% em abril

Após avançar 1,9% no mês de março, em abril, o comércio varejista em Sergipe recuou 0,3%, na série com ajuste sazonal. Apesar disso, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 0,9%.

O recuo no volume de vendas registrado em abril também foi sentido na receita nominal (-0,2%). Na comparação com o mesmo período do ano passado também houve um recuo de 0,6%.

Outro índice analisado diz respeito à variação acumulada no ano, que segue positiva (5,4%), pelo fato de terem ocorrido avanços no volume de vendas nos meses de janeiro (4,6%) e março (1,9%). Em âmbito nacional, as vendas no comércio varejista no país variaram 0,1%.

Vendas crescem em 16 Unidades da Federação

Frente ao mês anterior, o varejo registrou resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para as altas registradas pela Paraíba (3,6%), Pernambuco (2,3%) e Distrito Federal (2,0%). As demais 11 Unidades da Federação, inclusive Sergipe, ficaram no campo negativo, com as quedas mais expressivas vindas de Espírito Santo (-4,3%), Amapá (-1,2%) e Paraná (-1,1%).

Comércio varejista ampliado em Sergipe também recuou em Sergipe

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, os resultados foram negativos, já que o volume de vendas em abril de 2023 recuou em 1% e o índice da receita nominal, em 1,4%.

Com isso, Sergipe está entre as 17 unidades da federação que tiveram resultados negativos, com destaque para Mato Grosso do Sul (-7,3%), Rondônia (-5,1%) e Paraná (-5,1%). Dez Unidades da Federação ficaram no campo positivo, com destaque para Bahia (4,8%), Minas Gerais (4,0%) e Maranhão (3,5%).

Fonte: SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO IBGE EM SERGIPE

Rolar para cima