Nascida em Propriá, município a 98 km de Aracaju (SE), Vera Vilar é escritora/poeta há 35 anos e, como fruto do seu trabalho, foi convidada a participar da Feira de Literatura Internacional de Canudos, na Bahia, nos dias 13,14 e 15 deste mês de setembro. Ela aceitou a iniciativa da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
Vera Vilar é autora de quatro livros, uma revista e atuou no jornal cultural Pipiri. Ela tem a sua produção poética divulgada não apenas em Sergipe, mas também em São Paulo, Bahia, Espírito Santos, Rio de Janeiro, Minas Gerais e internacionalmente em Cuba e Espanha.
“Sou poeta , pesquisadora popular e atuo ainda fazendo pesquisa de campo. Sou uma propriaense, ativista cultural e social que tem título de cidadania de Aracaju, concedido pela Câmara Municipal, mas me considero uma cidadã do mundo”, diz.
Ao explicar o que teria motivado o convite para participar da Feira de Literatura Internacional de Canudos disse acreditar que seria uma das boas consequências da estar sempre divulgando o que faz, juntamente com amigos, nas redes sociais além de participar de vários grupos de zap de cultura, poesia e rodas de conversas.
Ela destaca ainda que “sou membro efetivo da Academia de Letras de Propriá, membro do MAC – Academia Sergipana de Letras, membro da Academia do Baixo São Francisco, que está sendo oficializada e agora fui eleita para a Academia Literária de vida de Propriá e em breve tomarei posse. Por tudo isso, me classifico como uma poeta bastante atuante e assim pretendo continuar”.
A poeta Vera Vilar participou, em 2000 como uma das representantes do Brasil na feira Internacional do livro em Havana (Cuba) , quando lá esteve por 20 dias. Foi palestrante na Feira literária de Propriá, neste ano de 2023 e destaca ainda a palestra realizada no Colégio Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, também este ano.